150 ANOS DE SANTOS DUMONT

EPCAR encerra comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont

Orquestra Sinfônica da FAB emocionou o público presente com o espetáculo “Santos Dumont - Vida, Obra e Valores”
Publicada em: 07/11/2023 11:23
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Edição: Agência Força Aérea

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Pirassununga (SP), encerrou as comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, com uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), com o espetáculo “Santos Dumont - Vida, Obra e Valores”.

O evento foi realizado no dia 31/10 com repertório selecionado entre clássicos da música erudita e popular brasileira, revisitando momentos de época e proporcionando aos espectadores ampla imersão na história do gênio brasileiro. Para o maestro regente da OSFAB, Tenente Músico Paulo Rezende, terminar a turnê em Minas Gerais, estado do nascimento de Santos Dumont, foi um momento único. “Foi uma apresentação muito especial, ainda mais pelo fato de que os alunos dessa Escola Preparatória compartilham do mesmo sonho de Santos Dumont, que é voar. Foi uma noite emocionante”, ressaltou o Oficial.

A oportunidade de conhecer ainda mais sobre a história de Santos Dumont, encenada e intermediada por músicas de alta qualidade, escolhidas especialmente para falar sobre a vida, obras e valores deixados pelo ilustre brasileiro, permitiu ao público presente viajar pelo tempo. “Uma apresentação esplêndida que nos deixou muito emocionados. A orquestra é maravilhosa e as fotos inéditas da vida de Dumont nos surpreenderam”, destacou Sônia Maria de Miranda Costa, presente no espetáculo.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, externou a honra em receber tão grandioso evento e destacou a importância de preservar a memória e o legado de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. “Uma memorável oportunidade para os integrantes da Nascente do Poder Aéreo e, porque não dizer, para a sociedade barbacenense. Uma apresentação inesquecível, que demonstra o profissionalismo e enaltece a qualidade dos músicos da Orquestra Sinfônica da nossa Força Aérea. Não temos dúvidas de que nossos alunos se inspirarão no legado deixado por Santos Dumont para prosseguirem na busca do sonho de voar!”, expressou o Oficial-General.

Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB)

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira é a principal organização musical do Comando da Aeronáutica (COMAER), sendo a primeira e única orquestra sinfônica das Forças Armadas. Tem como missão principal realizar apresentações musicais a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.

Fotos: Sargento Domingos

imagens/original/46509/DOM_0027.jpg
imagens/original/46509/DOM_0030.jpg
imagens/original/46509/DOM_0073.JPG
imagens/original/46509/DOM_0141.JPG
imagens/original/46509/DOM_0194.JPG
imagens/original/46509/DOM_0201.JPG
imagens/original/46509/DOM_0266.JPG
imagens/original/46509/DOM_0293.JPG
imagens/original/46509/DOM_0298.JPG
imagens/original/46509/DOM_0327.JPG